Terça-feira, Abril 16, 2024
InícioGravidezPrimeiro trimestre de gravidez - o que esperar?

Primeiro trimestre de gravidez – o que esperar?

O primeiro trimestre de gravidez é uma fase emocionante para as gestantes. Primeiro a surpresa do positivo (mesmo que planejado), depois todos os desafios do início da vida no corpo da mãe. Muitas mudanças acontecem no seu corpo ainda que quase invisíveis aos de fora. O corpo do bebê começa a se formar e passa de pequenas células para ter forma humana. Afinal o milagre da vida está acontecendo dentro de você.

Na quarta semana de gestação o coração do bebê já começa a bater. Ainda com menos de 10 milímetros já começa a ter a forma de uma pessoa. Até a sexta semana os braços e pernas começam a se formar. Olhos, nariz e boca também. Entre a semana 7-8 o bebê começa a se mexer mesmo que a mãe ainda não possa sentir. Começa a diferenciação de sexo entre masculino e feminino. Dessa maneira, com 10 semanas o bebê já tem até unhas. A maioria dos órgãos internos estão formados e começam a funcionar. Com 12 semanas, o bebê já pode mexer as mãozinhas e até chupar o dedo. Nessa fase podem medir em torno de 7 centímetros e pesar em torno de 15 gramas.

Durante o primeiro trimestre de gravidez é muito comum que as gestantes experimentem alguns sintomas não muito agradáveis. Dessa maneira, grande parte das gestantes considera o primeiro trimestre aquele que mais “exige” de si. Aumento na frequência urinária, vômitos, fadiga constante, muita sonolência, mudanças no apetite, tonturas e sensibilidade nos seios são os mais comuns. O corpo de uma gestante recebe uma alta carga de hormônios que irão preparar tudo para o desenvolvimento do bebê. A mãe está “emprestando” seu corpo para gerar uma vida e vai sentir os efeitos disso.

imagem google: primeiro trimestre de gravidez – o que esperar?

Pré-natal

Os exames pré-natal, no Brasil, são obrigatórios. Dessa forma, as gestantes são acompanhados por um médico da família e por enfermeiros na rede pública. No privado as gestantes costumam ser acompanhadas desde o primeiro trimestre de gravidez por seu médico obstetra. O pré-natal tem a função de acompanhar o desenvolvimento do bebê e da mãe durante uma gravidez. Ele também serve para prevenir problemas e para detectar precocemente dificuldades que podem acometer a mãe e o bebê. Durante uma gravidez é fundamental que a mãe não beba bebidas alcoólicas, não fume e sobretudo busque uma vida mais saudável. Praticar exercícios e alimentação balanceada é fundamental. Se houver possibilidade procure por um nutricionista para lhe acompanhar durante a gestação. Ah, se você é mãe de primeira viagem e tudo é muito novo pra você tenho um grupo exclusivo de mães de primeira viagem com aulas inéditas todas as semanas.

Exames gravidez primeiro trimestre

Primeiramente, o exame que deve ser feito é justamente a confirmação da gestação. Dessa forma, as gestantes realizam um primeiro teste de “farmácia” e após um exame de sangue com detecção do hormônio b-hCG. Se você está nessa fase leia o artigo completo sobre testes de gravidez e primeiros sintomas. 

  • O exame de sangue também fundamental para verificar o tipo sanguíneo, Rh e para detectar possíveis infecções, como HIV, sífilis, hepatite B e C, rubéola, entre outras, antes de mais nada. 
  • Testes de urina costumam ser solicitados para verificar sinais de infecção urinária. 
  • No exame clínico o médico verificará a pressão arterial, altura do útero e peso para controle na gestação, de acordo com o tempo.
  • Ultrassom ou “ecografia”: o primeiro serve para confirmar a gravidez, verificar o número de fetos, localização da placenta e o desenvolvimento fetal.

É importante lembrar que nem todos os exames pré-natal são obrigatórios e que a decisão de realizar cada um deles deve ser tomada em conjunto com o médico responsável pelo acompanhamento da gestação. Além disso, é fundamental que a mãe cuide bem de si mesma durante a gestação, seguindo uma dieta saudável, praticando atividade física moderada e evitando substâncias prejudiciais, como álcool e tabaco.

Quais vitaminas tomar no primeiro trimestre da gravidez

Durante o primeiro trimestre de gravidez, a alimentação tem um papel fundamental. Dessa maneira, para que o bebê e a mãe tenham as vitaminas e nutrientes suficientes deve-se apostar em uma alimentação equilibrada. Algumas vitaminas são especialmente importantes nessa fase da gestação.

  • Vitamina D: é importante para a saúde óssea. Pode ser encontrada em peixes como salmão e atum, ovos e leite fortificado, por exemplo. O médico pode orientar a ingerir em cápsulas ou gotas também.
  • Ferro: A necessidade de ferro aumenta durante a gravidez. Ele é responsável por prevenir quadros de anemia  Alimentos como feijão, carne vermelha, lentilha e espinafre são importantes. 
  • Ácido fólico: super importante para prevenir defeitos do tubo neural no bebê. A ingesta do ácido fólico em cápsulas pode iniciar antes da gravidez (quando planejada) posto que prepara o corpo da mãe. Sendo assim, durante todo primeiro trimestre deverá continuar. 
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Poliana coimbra do Bonfim sobre Pico de crescimento