Terça-feira, Abril 16, 2024
InícioGravidezSemanas e meses de gestação - tudo que precisa saber!

Semanas e meses de gestação – tudo que precisa saber!

As semanas e meses de gestação costumam ser uma confusão. Há quem questione se 40 semanas não seriam 10 meses ao invés de 9. O fato é que a contagem das semanas inicia a partir de 3-4 semanas pois a data utilizada é a partir da última menstruação. Dessa forma, a contagem inicia quando ainda não houve a fecundação, por isso consideramos que a mãe fica grávida por 9 meses. A gravidez costuma ser dividida em 3 trimestres, cada um com marcos importantes.  Geralmente, uma gestação dura 40 semanas. Mas é super comum mulheres terem seus bebês entre 38 e 41 semanas.

As mudanças no corpo da mãe começam no primeiro dia de fecundação. Mas para acomodar o bebê o corpo começa a produzir hormônios específicos para “segurar” a gravidez. Tudo começa a funcionar diferente. E os sistemas do corpo se adaptam para suprir as necessidades do feto. Primeiramente, o sistema sistema circulatório, respiratório, renal e até mesmo digestivo. Por isso, é extremamente comum que as grávidas relatem sintomas ao longo de toda gestação. Todo o corpo está em movimento para o desenvolvimento do bebê.

A gestação deve ser acompanhada por profissionais de saúde, como obstetras, médicos e enfermeiros obstétricos. Eles monitoram o desenvolvimento do feto, a saúde da mãe e previnem problemas. O pré-natal adequado é importante e a gestante pode incluir cuidados com a dieta. Além disso, usar algumas vitaminas específicas também ajudam. Hábitos saudáveis desde antes da concepção trarão qualidade e tranquilidade para a gestação. Se você ainda não está grávida, já considere iniciar atividades físicas, uma dieta balanceada e cuidar da sua mente. Certamente você iniciará a gestação com mais disposição e menos dificuldades.

Imagem de Freepik: Semanas e meses de gestação – tudo que precisa saber!

Primeiro trimestre de gestação – semanas e meses

O primeiro trimestre da gestação é o período desde a concepção até 12 semanas e 6 dias. É uma fase muito importante. Nesse momento o bebê passa de uma junção de células para ter forma humana. O óvulo fertilizado começa suas divisões e se implanta na parede do útero. Já nas primeiras semanas, as estruturas básicas do corpo do bebê como o coração, o cérebro, a medula espinhal e os pulmões são formados. É muito comum que durante esse período a mulher experimente diversos sintomas. Os mais comuns são: sensibilidade nos seios, náusea, vômito, fadiga, tontura, alterações de humor, olfato mais apurado. Os novos hormônios são responsáveis por esses sintomas que tem surgimento súbito e seu pico próximo das 12 semanas. Dessa maneira, esse é um período fundamental para começar o pré-natal com exames e cuidado com a mãe e bebê.

Segundo trimestre de gestação – semanas e meses

O segundo trimestre da gestação é o período que  compreende da semana 13 até 27 semanas e 6 dias. Pra muitas mulheres é a fase mais confortável, pois muitos dos sintomas sintomas, como náusea e fadiga, diminuem. Os hormônios da gestação já estão mais estáveis e não causam tanto desconforto. É um período de grandes mudanças no desenvolvimento do bebê. Há um crescimento exponencial. Bebês que nascem nessa fase são prematuros extremos, mas já há relatos de sobreviventes a partir de 20 semanas. O bebê começa a testar a função dos órgãos e engolir líquido amniótico e se mover ativamente. Dessa forma, as mães passam a sentir o bebê mexendo. Outras mulheres podem sentir contrações leves, conhecidas como contrações de Braxton Hicks, ou contrações de treinamento. Nessa fase as mães conseguem descobrir o sexo do bebê através de ultrassom.

Terceiro trimestre de gestação – semanas e meses

O terceiro trimestre da gestação é um período entre 28 semanas até o nascimento. O nascimento, em geral acontece até 40 semanas. Mas alguns médicos e locais optam por esperar até 41 ou 42 semanas para ter um nascimento espontâneo. Nesse momento, o feto está crescendo e ganhando muito peso a cada dia. Bebês que nascem no terceiro trimestre, ainda que prematuros tem muitas chances de sobrevivência. Esse período da gravidez costuma ser marcado por cansaço novamente. Dessa maneira, é importante que a gestante tenha períodos de descanso mas mantenha uma vida saudável. Nessa fase as contrações de treinamento se intensificam e mostram o que o parto está próximo, afinal está mesmo. As gestantes devem preparar seu plano de parto com suas preferências, cuidar de finalizar o enxoval e deixar tudo pronto pra chegada do bebê que pode ser a qualquer momento.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Poliana coimbra do Bonfim sobre Pico de crescimento