Domingo, Novembro 3, 2024
InícioA mãeVasectomia pode engravidar?

Vasectomia pode engravidar?

A vasectomia pode engravidar? Essa é uma pergunta bem frequente tanto para os homens como para as mulheres. A vasectomia é um procedimento cirúrgico usado para o controle da fertilidade dos homens. É um procedimento altamente eficaz, e muitos casais optam por esse método para o controle e planejamento familiar por ser muito seguro e confiável. A principal vantagem da vasectomia é sua eficácia como método contraceptivo. O procedimento é feito em laboratório e em cerca de trinta minutos está pronto. Mas leva algum tempo para que o esperma residual saia dos ductos deferentes. Durante esse tempo é importante usar outros métodos contraceptivos. 

Após esse período é necessário fazer um exame para detectar se ainda há espermatozoides no sêmen. A vasectomia também é benéfica em relação a outros métodos contraceptivos. Não afeta a libido, nem o desempenho sexual do homem. E não há alterações hormonais sendo o oposto dos métodos contraceptivos femininos. Como, por exemplo: anticoncepcionais ou o DIU que são cheios de hormônios que pode causar efeitos colaterais.  Existe reversão para a vasectomia, sem garantias exatas. Se o homem decide ter filhos mais tarde é possível reverter o procedimento. 

Mas a taxa de sucesso na reversão varia bastante e depende de vários fatores, como: o tempo desde que a vasectomia foi feita, presença de cicatrizes e danos nos ductos deferentes. Sendo assim, ao decidir pelo procedimento é bom lembrar que pode ser um procedimento irreversível. Apesar das vantagens é importante que os homens tenham certeza da sua decisão. Para isso é necessário pesquisar e conhecer o procedimento, e principalmente ter uma conversa sincera com sua esposa. É uma decisão que deve ser pensada e tomada como casal, envolvendo planejamento familiar e sinceridade de ambos, tirando todas as dúvidas para prosseguir. Leia aqui sobre testes de gravidez.

Vasectomia: 100% segura?

Ainda que seja raro a vasectomia pode engravidar. Principalmente nos dois primeiros meses após o procedimento. Isso porque o espermatozoide pode continuar vivo durante um tempo, por isso é indicado fazer o exame para confirmar que não há mais espermatozoides nos ductos deferentes. Após o período de dois meses, se a mulher engravidar é porque houve algum erro, falha técnica ou recanalização. Mesmo sendo muito raro faça o procedimento com um profissional da saúde já experiente na área e os testes após. É importante também que o homem após realizar a vasectomia tome os cuidados necessários e assim evitando uma gravidez indesejada. Ou seja, se a vasectomia não for feita da maneira correta, ou o homem não tomar os devidos cuidados a mulher pode sim engravidar.

Há maneiras de reverter a vasectomia? 

Vasectomia é um procedimento tecnicamente reversível, mas o sucesso da reversão pode variar. E há alguns fatores para que isso aconteça, como por exemplo: o tempo que o procedimento. Ou seja quanto maior o tempo de vasectomia, menor a chance de conseguir reverter. Ainda que o procedimento seja reversível, o procedimento de reversão cirúrgica é mais complexo e acaba desmotivando os pacientes. Caso a reversão da vasectomia não funcione, existem outras formas mais avançadas tecnologicamente para o casal engravidar. Como a fertilização in vitro onde os óvulos serão inseminados com os espermatozoides que serão retirados do epidídimo. E há também a opção da adoção. 

Complicações da vasectomia 

Como todo procedimento cirúrgico, na vasectomia também pode ocorrer complicações. Algumas das complicações que podem ocorrer são:

– Sangramento na incisão;

– Hematoma na bolsa escrotal: É quando há lesão em um vaso, causando o aumento de sangramento;

– Atrofia testicular;

– Abscesso na bolsa escrotal;

– Dor crônica no local do procedimento;

– Testiculos sensíveis;

Sendo assim, a cirurgia da vasectomia que parece ser tão simples pode se tornar um grande risco para a saúde do homem. Por isso não deve ser considerada um procedimento simples e nem deve ser feita às pressas. 

Contudo, é importante que a vasectomia seja um procedimento que o homem conheça e estude sobre os pontos positivos e negativos. Afinal, mesmo sendo um procedimento que tenha reversão, ela nem sempre ocorre. Caso tome a decisão de realizar o procedimento, é de extrema importância que o homem procure um profissional da área que tenha experiência e bons resultados em seus procedimentos. Também deve seguir todos os cuidados pós operatórios detalhadamente. E realizar o exame para ver se realmente não há mais espermatozoides no sêmen para não ocorrer uma gravidez indesejada. Por fim, para que não haja arrependimentos é necessário uma conversa sincera e aberta entre o homem e a mulher. É possível buscar a ajuda de um psicólogo, ou alguém que possa ajudar nessa área para entender os reais motivos. E assim não haver qualquer arrependimento de nenhuma das partes.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments