Sábado, Julho 13, 2024
InícioBebêSalto do Desenvolvimento do Quarto Mês

Salto do Desenvolvimento do Quarto Mês

O salto de desenvolvimento do quarto mês é um marco importante. Desde que o bebê nasce,  o bebê começa  em  busca cada vez mais de autonomia. O desenvolvimento infantil é um processo maravilhoso e cheio de marcos importantes , é uma evolução natural e você deve lembrar que os estímulos que o bebê recebe especialmente no ambiente familiar contribui muito para o  crescimento saudável. É uma jornada incrível que você  e seu bebê irão trilhar. Oportunidades únicas para incentivar o  aprendizado e crescimento do bebê. Um ambiente seguro , cheio de amor e respeito fortalecem e estimulam o crescimento saudável e feliz.

Importante pontuar que há uma diferença entre saltos de desenvolvimento e picos de crescimento. Sendo assim, os saltos de desenvolvimento do bebê correspondem a aquisição de novas habilidades e comportamentos, enquanto o pico de crescimento do bebê, está atrelado aos fatores físicos, como aumento de peso e estatura por exemplo. Quando se trata de saltos de desenvolvimento do bebê, o salto do quarto mês é especialmente emocionante para os pais. Nesta fase os bebês demonstram várias habilidades e comportamentos novos que indicam  um crescimento muito importante no  seu desenvolvimento cognitivo, motor e social. 

O salto do quarto mês é marcado por muitas mudanças, que trazem junto com elas desafios. Portanto, é muito importante neste período de transição,  ter muita paciência e demonstrar apoio porque o bebê , assim como você, está passando por um período completamente desconhecido. Seu amor, apoio e dedicação dará ao bebê mais confiança e conforto, o que fará vocês passarem juntos por esta etapa com laços entre vocês fortalecidos. Dê mais colo,  carinho, aconchegue  seu bebê ao peito. Se você amamenta, não limite as mamadas nesta fase. O

Imagem de freepik: salto do desenvolvimento do quarto mês

Salto do desenvolvimento do quarto mês: o que esperar?

No quarto mês, os bebês demonstram mais interesse ao seu redor. Eles mostram sinais de curiosidade e ficam mais tempo olhando atentamente para objetos e pessoas. É natural no salto do desenvolvimento do quarto mês, os bebês esticarem seus bracinhos e tentar alcançar os objetos, sejam eles brinquedos ou qualquer objeto que chame a atenção deles. Esse comportamento  indica que  há  um aumento na coordenação motora e na capacidade do bebê em explorar o ambiente em que está inserido. 

Portanto, nesta  fase do desenvolvimento do bebê, os pais devem estimular seus bebês  oferecendo a eles brinquedos variados, de diversas cores , texturas e sons. Muitas vezes,  objetos comuns que estão no ambiente podem chamar a atenção do bebê, preste atenção a isso e tenha cuidado. Bebês nesta fase gostam de explorar tudo à volta, olham com curiosidade para tudo,  então aproveite os passeios para que seu bebê possa interagir também com o ambiente.

 Coordenação motora

O quarto mês também é a fase onde há um marco significativo no desenvolvimento da coordenação motora dos bebês. Nesta fase muitos bebês demonstram maior habilidade em controlar seus movimentos, dessa forma eles seguram objetos com as mãos, de maneira mais intencional,  usando tanto a palma da mão quanto os dedos.

No salto do quarto mês, começa também o desenvolvimento da coordenação fina. Portanto os pais devem oferecer brinquedos que possibilitem o bebê segurar e manipular, como chocalhos e mordedores de borracha coloridos e macios. Dessa forma, não apenas trará estímulo sensorial como ajudará a fortalecer as mãos e dedos, dando ao bebê preparo para futuras habilidades. Sendo assim, o uso de tatame colorido no chão, é uma boa opção também para estimular seu bebê neste período, proporcionando maior segurança e conforto ao bebê. 

Os vínculos sociais

Neste período , salto do desenvolvimento  do quarto mês, os bebês se mostram mais interessados no que acontece ao seu redor. Portanto, eles sorriem com mais frequência ao fazer contato visual com rostos familiares e fazem isso de maneira mais intencional. Sendo um marco importante no desenvolvimento social e emocional do bebê.

Contudo, nesta fase é crucial os pais interagirem com os bebês. Olhando nos olhos deles sorrindo, falando e demonstrando atenção e afeição neste contato. Dessa forma o bebê responderá trocando sorrisos e olhares com os pais e familiares.

As demonstrações de afeto através de abraços, carinho e palavras carinhosas  fará  com que o bebê fortaleça os laços emocionais. E dessa maneira, provendo um senso de segurança e confiança entre vocês. 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Poliana coimbra do Bonfim sobre Pico de crescimento