Sábado, Julho 13, 2024
InícioBebêO desenvolvimento do bebê de 12 meses

O desenvolvimento do bebê de 12 meses

O desenvolvimento do bebê de 12 meses é um tempo cheio de emoções para os pais e cuidadores. Afinal, quando  chega esse  tempo, ele vem cercado de novas habilidades e descobertas do bebê. A lembrança ainda tão forte do bebê recém-nascido agora dá lugar a um bebê em pleno desenvolvimento , buscando cada vez independência. Quando  o bebê  chega aos 12 meses já consegue fazer algumas coisas  sozinho, o que anteriormente dependia completamente dos pais e cuidadores. Em pleno desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social o bebê traz uma etapa muito importante que é encantadora, mas também desafiadora para pais e cuidadores.

Portanto, esse período marcará o  início de muitos desafios e aventuras para o bebê. Nessa fase, o bebê já consegue ficar de pé e muitas vezes segurar objetos ao mesmo tempo. Já consegue arrastar-se pelo chão engatinhando e gosta de empilhar objetos. Para o desenvolvimento do bebê de 12 meses, abrir e fechar  é uma brincadeira muito divertida para o bebê, brinquedos e até mesmo objetos seguros do dia-a-dia incorporados a rotina de brincadeiras com o bebê. Um assunto muito relevante para abordar é que pais e cuidadores devem comemorar cada pequena conquista do bebê, de forma visível e entusiasmada.

Afinal, o bebê agora está cada dia mais cheio de novidades. E o apoio e aprovação  dos pais e cuidadores é muito importante, pois traz senso de pertencimento e importância na família. A supervisão de um adulto junto ao bebê é outro fator de extrema relevância nesta fase, pois a curiosidade e ousadia marca este tempo da vida do bebê. O desenvolvimento do bebê de 12 meses é um tempo muito marcante para todos que estão envolvidos com o cuidado do bebê.

Imagem de rawpixel.com no Freepik: desenvolvimento do bebê de 12 meses

Desenvolvimento motor do bebê de 12 meses

Com 12 meses o bebê passa por uma etapa muito importante se tratando de independência física. O desenvolvimento do bebê de 12 meses, favorece o desenvolver dos músculos e uma coordenação motora mais elaborada. Mas alguns bebês nesta fase preferem engatinhar e outros querem explorar tudo de pé. Também é um período onde o bebê aprimora sua capacidade de manipular objetos. Portanto, verá o bebê usando o polegar e o indicador com a mobilidade de pinça. Incentive o bebê a realizar brincadeiras que o faça se mover de forma livre e exposto ao dia, como parquinhos. Oferecer objetos com diferentes texturas, formatos e sons despertará mais a curiosidade do bebê e trará muitos benefícios para esta nova fase. Afinal o bebê está disposto a explorar e se aventurar.

Desenvolvimento do bebê de 12 meses

Aos 12 meses o bebê chega a novos estágios de desenvolvimento cognitivo. Portanto, é esperado que nesta fase os bebês comecem a compreender o que acontece ao seu redor. Por isso, o desenvolvimento aos 12 meses, é marcado por um bebê mais curioso e interessado em objetos desconhecidos. Afinal, é nesta fase que os bebês compreendem conceitos como: as causas e os efeitos do que fazem. Contudo, é natural para os bebês de 12 meses empurrarem os objetos como carrinhos, ou jogar os objetos para interagir com os pais ou cuidadores. O marco dos 12 meses também chega com uma capacidade maior do bebê de perceber os gestos e sons, a forma que os pais ou cuidadores falam com ele, proporcionando sorrisos, risadas e imitando alguma característica ou gestos das pessoas que se relacionam com ele.

Criando vínculos aos 12 meses

A chegada dos 12 meses é marcada por uma maior habilidade social e emocional para o bebê, portanto a interação com os  pais, cuidadores e pessoas ao seu redor fica mais evidente. Dessa forma, é muito importante interagir com o bebê de maneira intencional , pois trará inúmeros benefícios à vida emocional e social que se demonstrará ao longo da vida. O desenvolvimento do bebe de 12 meses também marca a grande descoberta sobre a forma como olham para eles. Afinal, também é um período marcado pela  empatia  demonstrada pelo bebê, porque agora reage aos sentimentos transmitidos à sua volta. Sendo assim, é natural que o bebê abrace e beije quando percebe que os pais ou cuidadores estão tristes. Portanto, tenha um cuidado especial ao transmitir sentimentos positivos, acolhedores com falas carinhosas e estimulantes tornam-se muito importante nesta fase. 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Poliana coimbra do Bonfim sobre Pico de crescimento