Terça-feira, Abril 16, 2024
InícioGravidezExame de urina mostra gravidez - testes

Exame de urina mostra gravidez – testes

Muitas mulheres ao suspeitar de uma possível gestação pensam no famoso “teste de farmácia”. O exame de urina mostra gravidez e é muito utilizado como um método rápido para “tirar a dúvida” das futuras mamães. Entretanto, alguns fatores podem interferir nos resultados. É importante que a gestante siga as orientações do fabricante para evitar “falsos negativos”. Já que a gravidez é um momento tão singular da vida, é importante que seja especial desde o primeiro momento. Para quem fica curiosa com a forma como esses testes funcionam, preparei algo especial aqui.

Quando a fecundação ocorre e o embrião se implanta no útero, a placenta produz o hormônio beta-hCG (gonadotrofina coriônica humana). A placenta é uma estrutura que se forma no útero exclusivamente para o momento da gravidez. Por isso, no momento do parto a placenta também sai e e encerra sua função. Esse hormônio é um dos indicadores mais precoces da gestação, pois cerca de 7 a 10 dias após a concepção já pode ser observado. Isso pode acontecer antes do atraso menstrual. Dessa maneira, alguns exames de urina com maior sensibilidade podem detectar o hormônio até 5 dias antes do atraso menstrual.

Os exames de sangue são divididos entre beta-hCG quantitativo e beta-hCG qualitativo. O exame quantitativo mede a quantidade do hormônio no sangue e consegue estimar o tempo gestacional. Ele é bastante recomendado pois permite acompanhar a evolução do crescimento do hormônio que até as 10-12 semanas só deve subir. Logo, casos de suspeita de aborto espontâneo ou risco podem ser monitorados pela quantidade de hormônio no corpo da mulher. Já o beta-hCG qualitativo apenas confirma ou não a presença do hormônio no sangue.

Imagem de wayhomestudio no Freepik: Exame de urina mostra gravidez – testes

Exame de urina mostra gravidez x falso negativo

No caso dos testes de urina, siga as instruções do fabricante cuidadosamente. Uma orientação  importante é realizar com a primeira urina da manhã, uma vez que tem maior concentração do hormônio hCG. Em geral, os testes de gravidez de urina não tem “falsos positivos”. Desse modo, se você seguir as orientações e realizar corretamente não terá a falsa ilusão de estar grávida sem realmente estar. Porém, pode haver falsos negativos caso a quantidade de hormônio seja inferior ao detectável no teste. Dessa maneira, se você acredita que pode estar grávida, aguarde 2-3 dias e realize novamente o exame de urina. Caso a menstruação não esteja atrasada, você pode esperar o primeiro dia de atraso para realizar novamente o teste. Afinal, todas querem uma certeza.

Primeiros sintomas no corpo da mulher 

Os primeiros sintomas de uma gestação podem variar de mulher para mulher. Nem todas as mulheres referem todos os sintomas. No entanto, existem alguns sinais comuns que podem indicar uma gravidez, antes mesmo do atraso menstrual ou de um exame de urina.

  • Sensibilidade nos seios: muitas mulheres percebem um leve inchaço e aumento na sensibilidade da região dos seios.
  • Fadiga: um cansaço maior que o normal, sensação de corpo pesado e muita vontade de dormir a qualquer momento, pois os hormônios estão “a mil”.
  • Sensibilidade a cheiros: alguns aromas ou cheiros antes tolerados podem passar a ser um problema. Algumas mulheres relatam vontade de vomitar ao sentir o cheiro de um perfume, por exemplo.
  • Náuseas e vômitos: principalmente no período da manhã. Ao acordar muitas mulheres relatam um enjôo súbito.
  • Mudanças repentinas de humor: nos primeiros meses de gestação é muito comum que algumas mulheres relatem irritabilidade, tristeza e ansiedade.

Testes caseiros para saber se está grávida 

Há uma infinidade de “testes de gravidez caseiros” que ficaram famosos ao passar de geração para geração. Entretanto, não existe comprovação nesse tipo de método. Apesar disso, muitas mulheres entram na brincadeira e decidem realizar testes caseiros para “comprovar” uma nova gestação.  Alguns dos testes caseiros mais comuns são:

  • Exame de urina com cloro: consiste em colocar uma colher de sopa de cloro em um recipiente com urina. Se houver mudança na cor da urina para marrom seria o indicativo de uma possível gestação.
  • Exame de urina com vinagre: consiste em misturar urina com vinagre e observar a mudança de cor. Se a coloração for rosada seria indicativo de uma possível gestação.

De fato, esses testes não tem nenhum tipo de comprovação e por isso podem gerar ansiedade ou frustração. Falsos positivos e falsos negativos. No caso de suspeita de gravidez a melhor alternativa é confirmar com testes de farmácia ou de sangue.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Poliana coimbra do Bonfim sobre Pico de crescimento