Terça-feira, Abril 16, 2024
InícioBebêSonim remédio para bebê dormir: É permitido?

Sonim remédio para bebê dormir: É permitido?

A dúvida se pode fazer uso de remédios, como o sonim para bebê dormir constantemente aparece em debates entre os pais. O sono é uma das principais formas de desenvolvimento, sendo assim tornando extremamente importante o sono de qualidade. A rotina de sono dos bebês variam muito conforme a idade do bebê, por exemplo, as janelas de sono vão aumentando durante o crescimento do bebê. No primeiro mês podendo chegar de 40-60 minutos acordado, no segundo mês já aumenta entre 60-90 minutos acordado e vai aumentando o tempo gradativamente. 

Além das janelas de sono ajudar na previsibilidade dos pais com o sono do bebê, também há os sinais de sono. Os sinais de sono podem ir de bocejos, sobrancelhas vermelhas até puxões de orelha e cabelo pelo próprio bebê. De fato, os bebês podem surpreender bastante no assunto sono. Existem bebês que troca a noite pelo dia, que tem extrema dificuldade em adormecer e acabam dormindo pelo cansaço, e dessa forma não descansam o suficiente. Há também os pais que acreditam que se o bebê dormir pouco durante o dia, irá dormir a noite toda. 

O fato é, a rotina de sono noturno está completamente ligada a rotina de sonecas do dia. É isso mesmo, o bebê que dorme a quantidade de horas necessárias para sua idade durante o dia, dorme muito melhor a noite. As sonecas do dia estão diretamente ligadas ao desenvolvimento do bebê e é durante o sono que o cérebro mais se desenvolve. Ao longo dos meses o bebê passa por diversos saltos de desenvolvimento, sendo assim o sono acaba sendo afetado e é normal. Espera-se que o bebê fique mais irritado, e lutando mais com o sono durante esses saltos. 

Imagem de Freepik: sonim remédio para bebê dormir

Sonim remédio para bebê dormir é permitido? 

O sono do bebê se não ensinado desde o nascimento, costuma ser muito difícil. Muitas vezes, por falta de conhecimento a família tende a buscar ajuda em remédios para fazer o bebê dormir melhor. O remédio sonim se utiliza para a indução do sono, geralmente composto por agentes sedativos agindo no sistema nervoso central. Dessa forma, promovendo o relaxamento muscular e a redução de atividade cerebral. Sendo assim, não faça uso de sonim em bebês, porque causa efeitos colaterais como: sonolência diurna, alterações de humor e tonturas. Além de causar dependência do remédio para o sono. O remédio só pode ser usado se for prescrito por um pediatra e após uma avaliação minuciosa do sono do bebê. Ou seja, procure sempre a ajuda de um profissional especializado.

Como promover o sono de qualidade em bebê?

O sono é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento saudável para o bebê e por isso deve ter qualidade. Alguns fatores para promover o sono de qualidade: 

– Rotina: Ter uma rotina regular ajuda o bebê a ter previsibilidade e a dormir melhor. Além disso, a rotina da uma garantia de que em tais horários o bebê estará dormindo;

– Ambiente: De fato, o bebê ter um ambiente seguro e confortável ajuda na qualidade e duração do sono. Além de que quando o bebê se sente seguro cria autonomia, podendo dormir sozinho e com intervenção mínima dos pais e cuidadores;

– Alimentação adequada: A alimentação adequada está ligada diretamente ao sono de qualidade dos bebês, porque se há fome não haverá sono. Por isso, os pais e cuidadores devem ter a rotina estável para obter horários de se alimentar e horários de dormir; 

– Estímulos adequados para idade: O estímulo é um fator muito importante para o sono.  Bebês que são pouco estimulados tendem a ter mais dificuldades para o sono, e bebês muito estimulados agitam-se e não conseguem dormir. Por isso, os pais devem estimular o bebê conforme a idade e com atividades apropriadas para a fase.

Salto de desenvolvimento e o sono do bebê

O sono desempenha um papel fundamental durante todo o desenvolvimento humano, mas principalmente na primeira fase da infância. Mesmo o sono sendo extremamente importante não deve usar sonim remédio para bebê dormir e nenhum outro tipo. Desde que o bebê nasce, o sono impacta o crescimento cognitivo e a maturação. Ainda na primeira infância, pode-se observar um grande aumento na produção de hormônio do crescimento enquanto o bebê está em sono profundo. Esse hormônio é um dos principais para o desenvolvimento físico. O ser humano também tem o sono chamado de “REM, que é caracterizado por sonhos e está diretamente associado ao desenvolvimento cognitivo. O salto de desenvolvimento seja ele cognitivo, físico ou emocional está completamente ligado ao sono adequado. Portanto, os pais e cuidadores devem estar cientes de que o bebê necessita de sono com qualidade para garantir um desenvolvimento adequado e saudável.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Poliana coimbra do Bonfim sobre Pico de crescimento