Terça-feira, Abril 16, 2024
InícioA mãeA gestante: conheça o mundo por trás de gestar

A gestante: conheça o mundo por trás de gestar

A gestante recebendo o primeiro positivo passa por muitas mudanças. Sendo elas físicas, emocionais e hormonais. Até antes de descobrir que há alguém crescendo dentro de si, começam as mudanças, como os primeiros sintomas. A mamãe começa a sentir enjoos, mais sono, aumento da frequência urinaria, cansaço, alterações no humor e muitos outros. Por isso, no primeiro trimestre da gestação é necessário um cuidado maior com a mãe e também com o bebê. Consultas médicas tornam-se mais frequentes, uma boa alimentação, atividades físicas adequadas e seguir as recomendações passadas pelo médico são de extrema importância.

Consultas ao obstetra é fundamental para realizar exames obrigatórios, acompanhar a evolução do bebê, observar caso haja algum problema e assim poder tratá-lo. Realizando consultas regulares. Durante a gestação a mãe também deve ter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes para o melhor desenvolvimento do bebê. Alimentos ricos em vitaminas A, C e D, cálcio, ferro e ácido fólico são importantes, além de fibras e proteínas. E evitar alimentos processados, açúcares, gorduras e evitar o consumo de álcool e cafeína. 

A prática de atividades físicas vai ajudar a controlar o peso, reduz o risco de desenvolver doenças como: pré-eclâmpsia e diabetes gestacional. É importante um acompanhamento médico para definir os tipos de atividade física para cada gestante. Além disso, há recomendações importantes para as gestantes como evitar o consumo de comidas cruas, contato com animais domésticos principalmente gatos que podem ser transmissores da doença toxoplasmose, produtos químicos e toxinas para não ter problemas de saúde durante a gestação.  Saiba aqui o quê esperar de cada semana e meses da gestação.

Imagem de shurkin_son no Freepik: A gestante: conheça o mundo por trás de gestar

Sinais diferentes que podem ocorrer na gestação

Gestar não se resume só a cuidados por mais importantes que sejam. Gestar vai mudar sua vida, aprenderá sobre amor e entrega sem nem ter conhecido seu bebê. Vai querer proteger alguém que ainda nem conhece, vai se doar por completo mesmo em troca recebendo alguns chutinhos na costela. 

Na gestação há sintomas incomuns que podem surgir como:

Roncos: devido ao inchaço nas mucosas, o ronco pode surgir na gravidez, mas há outras causas que devem ser excluídas primeiro, como distúrbio de sono, por exemplo.

Paladar: altera o paladar da mulher, começa a sentir o gosto metálico na boca, podendo sentir mesmo durante a alimentação;

Visão: É normal que mulheres que já tenham uma condição ruim para a visão acabe piorando ou até mesmo melhorando a visão durante a gravidez. Mas, isso pode acontecer por diabetes ou hipertensão arterial.

Sendo assim, é importante sempre consultar seu obstetra. A gestação precisa ser segura para a mãe e para o bebê.

A gestante e as mudanças emocionais

Durante a gravidez é comum que a mulher experimente variadas emoções. O aumento dos níveis de progesterona e estrogênio causam alterações no seu humor e emoções. O aumento das responsabilidades e a mudança brusca que terá em sua rotina torna o processo ainda mais desafiador ao ter que conciliar as novas mudanças com sua antiga rotina. A gestante deve estar ciente das suas emoções e lidar com elas da melhor forma possível. Lembrando que é muito normal a mulher experimentar diferentes emoções, mas caso isso se torne excessivo é importante buscar ajuda com um profissional especialista. Com o suporte adequado, a mulher pode passar por essa fase de forma saudável.

O gestar e as opiniões alheias

Ao longo da gravidez será comum pessoas virem dar palpites. Infelizmente, as mamães são alvo de opiniões podendo gerar ansiedade ou algum certo desconforto durante a gravidez. Comumente as opiniões sobre gravidez são bastante invasivas. Irão falar sobre a aparência física, a forma que se alimenta, as atividades que pratica, sobre sua decisão do parto e até mesmo sobre o nome escolhido. É importante a gestante saber lidar com suas emoções nessa hora e não deixar que as opiniões interfiram em suas escolhas de forma negativa. Lembre-se que você saberá tomar as decisões certas para seu filho, assim não tem que dar importância a opiniões alheias. É importante também o apoio emocional durante a gravidez de pessoas confiáveis e que poderão lhe ajudar a como lidar com opiniões indesejadas. Outra forma de lidar com isso é buscar informações de qualidade sobre suas escolhas.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Poliana coimbra do Bonfim sobre Pico de crescimento