Terça-feira, Abril 16, 2024
InícioBebêDESENVOLVIMENTO DO BEBÊ DE 0 a 6 MESES: Descubra o que esperar...

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ DE 0 a 6 MESES: Descubra o que esperar de cada fase

O desenvolvimento do bebê de 0 à 6 meses é uma montanha russa. Não apenas para a criança mas para quem está em sua volta também. Ao longo do tempo é normal surgir dúvidas sobre o que se esperar desses primeiros meses. E também não saber como lidar com certas etapas. 

Ainda na barriga, mesmo no começo da gravidez começa o desenvolvimento do bebê. De um pequeno feto, logo começa a se desenvolver cada mínima parte do seu corpo. A partir da 6-8 semana o cérebro e a medula espinhal já estão em desenvolvimento. Os tecidos que formam o coração começam a bater. Os genitais começam a se formar e no final da oitava semana todos os órgãos já estão se desenvolvendo. 

Quando o bebê nascer as novidades irão aparecer rapidamente. Aparecerá pequenos sorrisos com a boca ainda sem dentes, perceberá que ele já terá algumas vontades próprias, balbucios de voz, seus sentidos começam a ficar mais visíveis, movimentos inesperados. E em certa fase surgirá a introdução alimentar, os primeiros sinais de que o bebê está se tornando independente.

Durante o primeiro semestre de vida da criança é importante uma maior demanda de atenção. Sendo assim, cuidado redobrado com alimentação, higiene, novos e perigosos interesses. O corpo e a mente do bebê está passando por diversas mudanças e vocês irão perceber que em poucos meses seu pequeno já possui novas habilidades.

Imagem de gpointstudio no Freepik: desenvolvimento do bebê de 0 a 6 meses

Desenvolvimento Físico

A criança tem a parte física se desenvolvendo muito rápido: ela sai da condição de um ser completamente dependente, para uma nova etapa onde começa a se movimentar mais e exercer novas habilidades. Assim vai acontecendo um processo gradual de fortalecimento dos músculos. Entre os 2 e 4 meses o bebê já reage aos sons e as alterações de voz das pessoas em sua volta. Por volta dos 4 a 6 meses a visão e coordenação olho-mão encontram-se próximas do adulto. Sendo assim o controle das mãos é mais fino, sendo capaz de segurar brinquedos.

Desenvolvimento Cognitivo e intelectual do bebê de 0-6 meses

Nessa fase a aprendizagem surge principalmente dos sentidos: tato, visão, paladar e audição. A partir dos 4 meses começa a imitar sons a sua volta. Por volta dos 6 meses já compreende algumas palavras familiares, por exemplo: seu nome, mamãe, e papai, assim já podendo virar a cabeça quando solicitado. Dessa forma é de extrema importância os estímulos corretos com a criança. Portanto, fale com a criança não infantilizando sua fala, dessa maneira a criança estará em constante processo de aprendizado, até mesmo em simples atos no seu dia-a-dia.

Desenvolvimento Emocional

Quanto ao emocional o bebê já demonstra sua alegria através de gestos e movimentos com o corpo ao ser oferecido colo e alimentos, por exemplo, demonstrando satisfação ao receber tais coisas. Ainda assim, o choro é a principal forma de comunicação do bebê de 0-6 meses, podendo significar diversas situações como: cansaço, fome, irritação, coceira, entre outros. Sendo o choro sua principal forma de comunicação não é um sinal ruim, ele está em constante comunicação e precisa ser compreendido e acolhido, todas as vezes que necessário. É importante lembrar que como os adultos, nem todos os dias são bons e legais para a criança é da mesma forma. Cada criança é única e os dias nem sempre vão ser iguais, sendo assim cada uma age e reage de uma forma diferente para cada situação. 

Brincadeiras e brinquedos adequados

Para o desenvolvimento do bebê de 0-6 meses há brinquedos e atividades adequados para a estimulação. Por exemplo:

  • Móbiles: O móbile que possui cores e música é um brinquedo que ajuda o bebê a desenvolver a visão e audição, estimulando a criança a se movimentar, focar sua visão e a se movimentar.
  • Material escolar: o bebê a partir do momento em que senta sozinho pode ter acesso a matérias como lápis e giz de cera, ajudando- o a desenvolver a coordenação motora fina, assim como, pegar alimentos com a mão. 
  • Brinquedos sensoriais: Os brinquedos sensoriais são ótimos para a coordenação motora, estimulo da visão e percepção tátil. Podendo ser feitos em casa, alguns exemplos: mordedores com diversas texturas, chocalhos de diversas formas, brinquedos de diferentes cores, entre outros. 
  • Brincadeiras de imitação: Ótimas para o desenvolvimento da linguagem do bebê. Imitar sons, gestos, fazer caretas o ajudam a estimular a fala, motricidade e criam um lindo vinculo em família. 

O mais importante é lembrar que ele segue sendo um bebê e há a necessidade de pessoas presentes não só fisicamente com eles. 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Poliana coimbra do Bonfim sobre Pico de crescimento