Sábado, Julho 13, 2024
InícioBebêSonecas: entenda o mistério

Sonecas: entenda o mistério

As sonecas dos bebês desempenham um papel fundamental em seu desenvolvimento saudável. Esses pequenos períodos de sono durante o dia não só proporcionam descanso para o bebê, mas também são essenciais para o seu desenvolvimento físico, mental e emocional. A quantidade e a frequência das sonecas mudam à medida que o bebê cresce e se desenvolve. Nos primeiros meses são mais frequentes. Próximo de um ano já podem ser somente duas no dia.

Nos primeiros meses de vida, os recém-nascidos tendem a dormir a maior parte do tempo – inclusive se seu RN não dorme busque ajuda. Eles podem dormir de 16 a 20 horas por dia, divididas em sonecas curtas que não devem passar de duas horas. Eles tem o estômago pequeno, portanto, é normal que eles acordem durante a noite para se alimentarem com mais frequência no começo da vida. Conforme o bebê se aproxima dos três meses, seus padrões de sono começam a mudar. Eles começam a dormir períodos um pouco mais longos à noite e podem tirar três a cinco sonecas durante o dia. Essas sonecas ainda são relativamente curtas, geralmente variando de 40 minutos a duas horas.

À medida que o bebê se aproxima dos seis meses de idade, a maioria deles começa a dormir por períodos mais longos durante a noite se forem ensidados. Durante o dia, eles podem fazer duas a três sonecas, cada uma com uma duração de uma a duas horas. Lembrando que: nenhum bebê simplesmente aprenderá a dormir, ele precisa de bons hábitos para aprender. À medida que o bebê se aproxima do seu primeiro aniversário, sua necessidade de sonecas diurnas começa a diminuir. Muitos bebês de 9 a 12 meses fazem uma soneca pela manhã e outra à tarde, com duração de cerca de uma a duas horas cada.

Janelas de sono nas sonecas

As janelas de sono do bebê são os períodos que o bebê aguenta acordado antes de querer dormir. Cada bebê tem suas próprias janelas de sono, mas a idade dará pistas claras da quantidade de tempo que elas terão. Identificar e respeitar essas janelas é essencial para estabelecer uma rotina de sono adequada. Durante a janela irão surgir os sinais de sono que também dão pistas do momento ideal. Quando um bebê está na sua janela de sono, ele adormece mais facilmente e tem um sono mais tranquilo. Por outro lado, se ele ultrapassar essa janela, pode ficar hiper-estimulado, irritado e ter dificuldade para dormir. Observe os sinais de sono do bebê: bocejar, esfregar os olhos, ficar desinteressado e ficar irritado. Clique aqui para entrar no grupo VIP de sono do bebê.

Sonecas em qualquer lugar?

Ensinar o bebê a dormir em qualquer lugar pode ser importante para os pais. Isso permite flexibilidade e conveniência em situações como pais que precisam trabalhar e levar o bebê ou até mesmo viagens. A chave é criar uma rotina consistente que possa ser feita todos os dias. Cantar uma música de ninar, dar uma “naninha”, ajudará o bebê a reconhecer quando é hora de descansar, independentemente do local. Além disso, crie um ambiente familiar para o bebê, seja usando sua mantinha favorita ou trazendo um brinquedo reconfortante. Praticar sonecas em diferentes lugares também pode ajudar a familiarizar o bebê com diferentes ambientes de sono.

Escuro ou no claro?

A escuridão cria um ambiente propício para o descanso, pois ajuda a promover a produção de melatonina, o hormônio do sono. Além disso, a ausência de luz excessiva contribui para que o bebê relaxe, diminuindo a estimulação visual. Isso também pode ser uma associação com o momento de dormir fácil de replicar em outros lugares. Para criar um ambiente adequado, é recomendável utilizar cortinas opacas ou persianas para bloquear a entrada de luz solar. No caso de não ter esses itens, sugiro utilizar papel alumínio nas janelas para vedar a luminosidade. Além disso, é importante evitar o uso de dispositivos eletrônicos brilhantes no quarto durante as sonecas, pois a luz azul emitida por esses aparelhos pode interferir na qualidade do sono. Leia mais aqui sobre cama compartilhada.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Poliana coimbra do Bonfim sobre Pico de crescimento