Terça-feira, Abril 16, 2024
InícioBebêQuartinho do bebê: como planejar?

Quartinho do bebê: como planejar?

O quartinho do bebê é um lugar muito especial e que deve ser planejado para proporcionar um ambiente seguro e confortável para o bebê. Durante todo o planejamento do quarto há algumas coisas que devem ser consideradas. Primeiramente pensar na mobília para o quarto, que seja prática e adequada ao bebê. O berço é o móvel principal e que deve ser escolhido pensando na segurança, que deve ser com um espaço adequado e confortável. Afinal é onde o bebê dormirá durante um longo tempo. Costuma-se pensar que pelo bebê nascer muito pequeno o berço deve ser pequeno também, mas a verdade é que o bebê irá crescer e crescer rápido. 

Há necessidade também de ter um roupeiro ou armário para guardar as roupas, fraldas, remédios e demais itens do bebê. A luminosidade do quarto do bebê é de extrema importância, deve ser ter luzes mas é importante que tenha luz mais fraca para que durante a noite ou em algum despertar o bebê não fique agitado. Ter persianas e blackout no quarto para se manter escuro ajuda na qualidade do sono. Escolha a decoração do quarto com cores mais neutras e relaxantes que também influenciará no sono do bebê.

Organizar o quarto do bebê é também um modo de passar segurança e conforto, além de ser mais prático para os pais. Itens como cestas e caixas organizadoras traz praticidade, facilitando o dia-a-dia e a rotina da criança. O quarto precisa ser um ambiente seguro, ou seja, as tomadas devem ser cobertas, os fios escondidos e não deixar objetos que possam de alguma forma machucar a criança. E para evitar problemas respiratórios e alergias o quartinho deve sempre estar limpo. 

Imagem de <a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/aproxime-se-da-mae-cansada-cuidando-de-um-bebe-recem-nascido_19122053.htm#query=quartinho%20do%20beb%C3%AA&position=5&from_view=search&track=ais">Freepik</a>: Quartinho do bebê

Itens que não podem faltar no quartinho do bebê

Na hora de montar o quartinho do bebê deve-se ter em mente que ali será o lugar onde ele passará bastante tempo. Ou seja, o quarto pode e deve ser um ambiente seguro, confortável e tranquilo. Isso ajuda a proporcionar um ambiente saudável e propício para o desenvolvimento saudável da criança. O quarto ser um lugar onde o bebê gosta de estar também ajuda e facilita na rotina dos pais. Os itens que não podem faltar no quartinho do bebê são:

-Berço: Além do berço ser o melhor lugar para o bebê dormir, deve ser seguro para quando a mãe ou quem esteja com a criança precise fazer algo poder ficar segura de que o bebê não corre nenhum perigo;

-Babá eletrônica: A babá eletrônica ou o monitor de vídeo é um grande aliado para os pais. Ela ajuda os pais a terem uma noite mais tranquila sem precisar que levantem a cada resmungo. Auxiliando os pais a saber a hora certa para ir ajudar o bebê voltar a dormir. 

-Iluminação correta: É comum que o bebê acorde durante a noite mas é necessário que ele não tenha o despertar completo. Nessa hora ter um abajur ou uma luminária ajuda. Se a mãe precisar trocar uma fralda durante a noite, por exemplo, o bebê não irá acordar completamente e voltará a dormir mais rápido. 

-Poltrona para amamentação: Ter a poltrona no quartinho é um ótimo método para a mãe não ter que levar a criança para a própria cama para amamentar durante a noite, e assim o bebê segue normalmente seu sono em seu próprio quarto. 

Idade certa para o bebê ir para o quarto

Assim que o bebê nasce ocorre uma série de mudanças na vida e na rotina da família (leia mais aqui). E com sua chegada nos primeiros dias de vida do bebê é importante que ele fique com os pais. Não precisa necessariamente dormir na mesma cama e levar o berço para o quarto é uma boa opção. Assim que os pais já se sentem seguros e que conheçam a criança, já pode fazer a transferência do bebê para seu próprio quartinho. Para essa mudança acontecer o quarto do bebê deve estar pronto para recebe-lo. Pôr o berço de volta para o quarto, as luzes ajustadas, o trocador organizado e as demais necessidades. 

O que não deve ter no quartinho do bebê?

No quarto do bebê é importante que não tenha nada que possa feri-lo e nem que interfira no sono. Afinal o quarto é para a criança dormir e não ficar desperta. Objetos como móbiles, brinquedos que emitem sons, evite colocar ursinhos no berço, objetos que tenham ponta fina e nada que o bebê possa ingerir ou sufocar. O importante é o bebê ficar calmo em seu quarto e se sentir seguro e confortável, assim os pais também tem um sono mais tranquilo. 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Poliana coimbra do Bonfim sobre Pico de crescimento