O quartinho do bebê é um lugar muito especial e que deve ser planejado para proporcionar um ambiente seguro e confortável para o bebê. Durante todo o planejamento do quarto há algumas coisas que devem ser consideradas. Primeiramente pensar na mobília para o quarto, que seja prática e adequada ao bebê. O berço é o móvel principal e que deve ser escolhido pensando na segurança, que deve ser com um espaço adequado e confortável. Afinal é onde o bebê dormirá durante um longo tempo. Costuma-se pensar que pelo bebê nascer muito pequeno o berço deve ser pequeno também, mas a verdade é que o bebê irá crescer e crescer rápido.
Há necessidade também de ter um roupeiro ou armário para guardar as roupas, fraldas, remédios e demais itens do bebê. A luminosidade do quarto do bebê é de extrema importância, deve ser ter luzes mas é importante que tenha luz mais fraca para que durante a noite ou em algum despertar o bebê não fique agitado. Ter persianas e blackout no quarto para se manter escuro ajuda na qualidade do sono. Escolha a decoração do quarto com cores mais neutras e relaxantes que também influenciará no sono do bebê.
Organizar o quarto do bebê é também um modo de passar segurança e conforto, além de ser mais prático para os pais. Itens como cestas e caixas organizadoras traz praticidade, facilitando o dia-a-dia e a rotina da criança. O quarto precisa ser um ambiente seguro, ou seja, as tomadas devem ser cobertas, os fios escondidos e não deixar objetos que possam de alguma forma machucar a criança. E para evitar problemas respiratórios e alergias o quartinho deve sempre estar limpo.
Itens que não podem faltar no quartinho do bebê
Na hora de montar o quartinho do bebê deve-se ter em mente que ali será o lugar onde ele passará bastante tempo. Ou seja, o quarto pode e deve ser um ambiente seguro, confortável e tranquilo. Isso ajuda a proporcionar um ambiente saudável e propício para o desenvolvimento saudável da criança. O quarto ser um lugar onde o bebê gosta de estar também ajuda e facilita na rotina dos pais. Os itens que não podem faltar no quartinho do bebê são:
-Berço: Além do berço ser o melhor lugar para o bebê dormir, deve ser seguro para quando a mãe ou quem esteja com a criança precise fazer algo poder ficar segura de que o bebê não corre nenhum perigo;
-Babá eletrônica: A babá eletrônica ou o monitor de vídeo é um grande aliado para os pais. Ela ajuda os pais a terem uma noite mais tranquila sem precisar que levantem a cada resmungo. Auxiliando os pais a saber a hora certa para ir ajudar o bebê voltar a dormir.
-Iluminação correta: É comum que o bebê acorde durante a noite mas é necessário que ele não tenha o despertar completo. Nessa hora ter um abajur ou uma luminária ajuda. Se a mãe precisar trocar uma fralda durante a noite, por exemplo, o bebê não irá acordar completamente e voltará a dormir mais rápido.
-Poltrona para amamentação: Ter a poltrona no quartinho é um ótimo método para a mãe não ter que levar a criança para a própria cama para amamentar durante a noite, e assim o bebê segue normalmente seu sono em seu próprio quarto.
Idade certa para o bebê ir para o quarto
Assim que o bebê nasce ocorre uma série de mudanças na vida e na rotina da família (leia mais aqui). E com sua chegada nos primeiros dias de vida do bebê é importante que ele fique com os pais. Não precisa necessariamente dormir na mesma cama e levar o berço para o quarto é uma boa opção. Assim que os pais já se sentem seguros e que conheçam a criança, já pode fazer a transferência do bebê para seu próprio quartinho. Para essa mudança acontecer o quarto do bebê deve estar pronto para recebe-lo. Pôr o berço de volta para o quarto, as luzes ajustadas, o trocador organizado e as demais necessidades.
O que não deve ter no quartinho do bebê?
No quarto do bebê é importante que não tenha nada que possa feri-lo e nem que interfira no sono. Afinal o quarto é para a criança dormir e não ficar desperta. Objetos como móbiles, brinquedos que emitem sons, evite colocar ursinhos no berço, objetos que tenham ponta fina e nada que o bebê possa ingerir ou sufocar. O importante é o bebê ficar calmo em seu quarto e se sentir seguro e confortável, assim os pais também tem um sono mais tranquilo.