Sexta-feira, Dezembro 6, 2024
InícioSono & RotinaBebê chorando dormindo, o quê pode ser?

Bebê chorando dormindo, o quê pode ser?

Bebê chorando dormindo, o quê pode ser? Essa pergunta ronda a mente dos pais preocupados com o desenvolvimento dos seus filhos. Afinal, sono de um bebê pode mudar muito de acordo com a idade. O desenvolvimento, os picos de crescimento, e o estímulo também podem interferir na qualidade do sono. Muitos bebês começam com episódios de choro durante o sono desde muito cedo. Dessa maneira, compreender um panorama geral do sono de um bebê em diferentes fases pode ajudar a decifrar esse mistério.

Os recém-nascidos, bebês que tem de 0-3 meses, dormem cerca de 16 a 17 horas por dia e aguentam até 1h15 acordados sem entrar em hiperestimulação. Desse modo, seus ciclos de sono são curtos e despertam facilmente por fome, fralda suja ou mudança na temperatura. Recém-nascidos que choram dormindo normalmente estão passando por episódios de dor ou cólicas. Já os bebês que tem entre 3 e 6 meses dormem menos (cerca de 14 a 15 horas por dia), já tem capacidade de dormir muitas horas seguidas a noite e seu choro enquanto dorme, em geral refletem atividade neurológica intensa. Quer seja por saltos do desenvolvimento, quer seja por estarem ficando horas demais acordado.

Já bebês que tem mais de 6 meses começam a ter padrões e rotina de sono muito mais previsíveis. Dessa maneira, já conseguem dormir a noite toda e podem demonstrar episódios de choro dormindo quando tiveram atividade motora mais intensa durante o dia. Entretanto, cada bebê é único e pode ter padrões de sono diferentes, isso é uma verdade. Você deve ficar atenta principalmente se o bebê tiver episódios de choro a noite que durem mais de 3 dias e aconteçam diversas vezes a noite.

Imagem de user18526052 no Freepik: Bebê chorando dormindo, o quê pode ser?

Bebê chorando dormindo – saltos do desenvolvimento

Os “saltos de desenvolvimento” são períodos em que os bebês passam por mudanças em suas habilidades mentais, emocionais e físicas. Os saltos são responsáveis por seu bebê “acordar diferente”. Assim como você já deve imaginar, o sono tende a sofrer pequenas ou grandes alterações nesses momentos, afinal o bebê irá mudar rapidamente. É comum que o bebê chore mais do que o normal durante o dia e a noite pode ter episódios de chorar dormindo. Os principais saltos do desenvolvimento que podem afetar o sono são aos 4 meses e aos 7 meses.

Com 4 meses o bebê começa a desenvolver coordenação entre as mãos e os olhos, começa a rolar e aprende a segurar objetos. Aos 7 meses o bebê aprende a engatinhar. Com isso, é muito comum que o bebê fique neurologicamente muito ativo à noite e possa ter episódios de choro que não precisam de intervenção caso o bebê permaneça dormindo.

Terror noturno

Com os episódios de choro dormindo muitos pais pensam que o bebê está tendo sonhos ou terra noturno. Mas o terror noturno é uma alteração do sono que pode ocorrer em crianças pequenas, entretanto começam a partir de 2 anos. Costuma ser diferente dos pesadelos comuns que as crianças podem ter. Normalmente inicia com choro ou o grito do bebê, e logo depois m muita agitação e aparência de “luta”. Nesse caso a criança não precisa ser acordada. Apenas precisa ser contida se estiver com movimentos bruscos que possam machucar. Não existem causas específicas mas sabe-se que hiper-estimulação, fadiga, febre, apneia, ou situações de estresse emocional podem aumentar a incidência desse transtornos. O tratamento normalmente começa por descartar problemas de origem 

Rotina

No caso de nenês e crianças que tem terror noturno com frequência a rotina pode ser uma grande aliada. Comece por ter horários regulares para acordar pela manhã. Para perceber qual é o melhor horário observe e anote por 3 dias seguidos o horário que o bebê/criança desperta e que parece disposto. O horário para ir dormir normalmente será de 12 a 13h depois de acordar. Com isso evite que seu filho acorde muito tarde para que não vá dormir muito tarde. Quanto mais tarde uma criança vai dormir mais forte o efeito de hormônios como o cortisol (hormônio do estresse), por exemplo. Por isso comece o dia bem, em geral crianças acordam mais dispostas se iniciarem o dia até as 08h da manhã. Priorize atividades mais tranquilas ao final do dia, diminua a exposição à telas. Faça um ritual noturno relaxante e com bastante conexão.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments