Terça-feira, Abril 16, 2024
InícioBebêSono do bebê de 2 anos

Sono do bebê de 2 anos

O sono do bebê de 2 anos muda o padrão nessa idade, ou seja diminui a janela de sono e consecutivamente a quantidade de sonecas. Uma das partes cruciais para o desenvolvimento saudável é o sono, especialmente aos 2 anos. Nessa idade, o padrão de sono muda drasticamente para a maioria dos bebês e desafia os pais de formas únicas. Entender que haverá mudanças e procurar estratégias adequadas para fazer muda a qualidade do sono do bebê, assim como para a família. 

Aos 2 anos, a maioria das crianças estão mudando a quantidade de sonecas, normalmente até os dois anos são feitas ainda duas sonecas durante o dia e começam a mudar para somente uma. No entanto, essa transição é desafiadora, alguns bebês ficam mais cansados ao dia e resulta em ficar muito estimulado e assim ter mais dificuldade para dormir a noite. Além disso, aos 2 anos do bebê também começa a fase dos sonhos e pesadelos, o que pode levar a ocorrer alguns despertares e dificuldades no sono noturno. Lembre que até os pesadelos são comuns, e igualmente importantes para o desenvolvimento. 

De fato, o sono do bebê de 2 anos pode ser muito desafiador mas com conhecimento não é impossível. Busque por estratégias de sono, conhecer o que a criança gosta e não gosta. Inclusive, conhecer a personalidade do bebê é importante para ajuda-lo de forma mais assertiva. Lembre que a criança precisa gastar energia, faça brincadeira que estimule o desenvolvimento, que conheça e tenha contato com a natureza. Quando o bebê de 2 anos consegue gastar a energia que precisa durante o dia e não de forma que ultrapasse os limites do bebê para a noite ser confortável. 

Imagem de freepik: O sono do bebê de 2 anos

O que é esperado do sono do bebê de 2 anos?

O sono do bebê de 2 anos exerce um papel crucial no desenvolvimento adequado do bebê, especialmente nos primeiros anos de vida que é a consolidação da base para o sono noturno. A família conhecendo o esperado dos padrões de sono aos 2 anos consegue estabelecer uma rotina adequada que condiz com a idade. Aos 2 anos, a quantidade de sonecas também diminui, ou seja, maior o tempo do bebê acordado. Geralmente, esperamos que aos 2 anos a quantidade de sono seja de 14 horas, incluindo sonecas. É comum que a maioria dos bebês façam de 10-12 horas de sono noturno e divida o resto durante o dia. O importante é a família e os cuidadores conhecer os sinais de sono que o bebê apresenta e ter a rotina firme dando previsibilidade e conforto ao bebê.

O que é a “hora da bruxa”? 

A “Hora da Bruxa” é um termo utilizado para descrever o final do dia em que o sono do bebê de 2 anos ficam mais agitadas, irritadas e até mesmo emotivas. Embora, frequentemente esse fenômeno é observado por cuidadores e pais como um desafio para lidar de forma eficaz com os sentimentos das crianças. A hora da Bruxa ocorre entre o final da tarde e início do dia, normalmente após muito estímulo e sono acumulado. Formas de lidar com a hora da bruxa: 

  • Rotina: Ter um rotina estável e consistente ajuda os bebês a se sentirem mais confortáveis, seguros e prontos à transição do dia para a noite;
  • Atividades relaxantes: Realizar atividades mais calmas como contar histórias, cantar música juntos ou manter um diálogo é fundamental para desacelerar o bebê; 
  • Pouco estímulo: Conforme a noite for chegando, busque não ter estímulos perto do bebê como telas ou qualquer fonte de estímulo; 
  • Manter a calma: A hora da bruxa é mesmo assustadora, ma precisa manter a calma e passar segurança e conforto para o bebê; 

Como ter uma noite de sono tranquila?

Embora muitas famílias acreditem que o bebê só irá dormir bem a noite se não dormir durante o dia, o que é um erro enorme. A rotina diurna é um dos principais fatores para ter uma noite tranquila. Sendo assim, as sonecas também são fundamentais e responsáveis por uma boa noite de sono. O bebê precisa ter o desenvolvimento adequado e gasto de energia correto durante o dia para ter os picos de estímulos na medida certa. Estabeleça um horário para o bebê acordar e conforme a rotina para a idade terá im horário estabelecido para dormir e invista tempo de qualidade e conexão com seu bebê, quando esse tempo de conexão não acontecer durante o dia, o bebê irá despertar para ter um tempo com a mãe.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Poliana coimbra do Bonfim sobre Pico de crescimento