Sábado, Julho 13, 2024
InícioBebêDentes demorando a nascer

Dentes demorando a nascer

Os dentes demorando a nascer do bebê é uma causa que muitos pais se preocupam bastante. No entanto, é bem comum que os primeiros dentinhos demorem a nascer, os dentes de leite. A maioria dos casos de demora não é um motivo para preocupação. Os primeiros dentes do bebê não tem uma regra de qual é a idade certa para nasceram. Mas é importante procurar um médico especialista no assunto para saber as causas e o que se pode ajudar o bebê em relação a isso. 

A maioria das mães pensam que antes de o bebê completar os seis meses, ou quando completam os seis meses os dentes irão nascer para o início da introdução alimentar. Mas a introdução alimentar não necessariamente precisa que a criança tenha dentes. Os dentes de leite começam a serem formados quando o bebê ainda está no útero, podendo em alguns casos o bebê já nascer com dentes, o que não é muito comum. É normal que alguns bebês demorem mais que outros para que apareçam os primeiros dentinhos, afinal cada criança tem seu próprio ritmo. O nascer dos dentes geralmente causa bastante incomodo neles. A gengiva inchada normalmente deixa o bebê mais irritado, chorãozinho e consequentemente ele vai demandar mais atenção. 

Não existe uma idade certa para o bebê começar a higiene bucal mas alguns cuidados são necessários. Os bebês que ainda não tem dentes pode se fazer a higiene com gaze, ou com massageador de gengiva, afinal o leite fica armazenado na boca do bebê. Assim que nasce o primeiro dente a higiene já pode ser feita com escova de dente que seja adequada, ou seja uma escova de dente muito macia.

Imagem de Freepik: dentes demorando a nascer

Principais causas para a demora dos dentes do bebê nascerem

Há alguns fatores que podem prejudicar e atrasar o nascimento dos dentes. A principais causas podem ser:

– Hereditariedade: A hereditariedade é um dos principais motivos no atraso do nascimento dos dentes em bebês. Caso os pais tenham demorado no nascimento dos dentes, é possível que aconteça o mesmo com o bebê.

-Desenvolvimento tardio: Algumas crianças tem o desenvolvimento tardio ocasionando o atraso na erupção dos dentes.

-Problemas Hormonais: A falta desses hormônios afetam diretamente no nascimento dos dentes, uma vez que os hormônios estão ligados diretamente ao desenvolvimento do corpo. Doenças como hipotireoidismo afetam a erupção dos dentes;

-Saúde: Os problemas de saúde podem afetar também no nascimento dos dentes do bebê. Problemas de saúde como: doenças cardíacas congênitas ou a falta de vitamina D são fatores que influenciam no atraso do nascimento dos dentes;

-Genética: Fatores genéticos também podem afetar na erupção dentária da criança. A Síndrome de Down, por exemplo, é uma alteração genética que pode afetar o nascimento dos dentes.

-Ambiente: Mesmo não sendo comum, os fatores ambientais influenciam no nascimento dos dentes. Um ambiente muito poluído pode afetar no desenvolvimento da criança e consecutivamente no nascimento dos dentes.

Portanto, quando se vê que o atraso no nascimento dos dentes está elevado é importante que se procure um especialista. Para melhor resultado e tratamento adequado procure o pediatra ou um dentista infantil.

A demora no nascimento dos dentes é prejudicial?

O atraso que é considerado normal não tem danos maiores o que não causa preocupação. Mas no futuro pode criar problemas dentários maiores, precisando de tratamentos dentários. Os dentes de leite (são os primeiros dentes) são como um guia para os dentes permanentes, ou seja buscar um tratamento cedo é importante para que não haja interferências no futuro bocal da criança. Assim, é importante que quando chegar os dentes de leite eles sejam limpos corretamente evitando uma cárie precoce. Para a maioria dos pais o bebê não ter dentes é uma coisa fofa e dá a impressão de que seu bebê continua tendo o sorriso banguela. Mas a família acaba esquecendo que isso prejudicará a criança futuramente. Quanto antes a mãe procurar um tratamento bocal, maior será a saúde dentária da criança. 

Estimulação para o nascimento dos dentes de bebês

Existem algumas formas de como estimular o nascimento dos dentes. Um dos maiores estímulos que a criança pode ter para estimular a erupção dos dentes são os alimentos. Sendo assim, quando dado alimentos que incentiva a criança a exercer a mastigação, o corpo entende que está na hora de nascer os dentes para ajudar na mastigação. Ou seja, quando se é ofertado à criança somente papinhas e alimentos que não sejam duros o corpo entende que ainda não é necessário dentes. Ofertar alimentos como: frutas, brócolis, carnes e outros vegetais mais duros facilita no nascimento dos dentes. Leia mais sobre o desenvolvimento dos 0-6 meses.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Poliana coimbra do Bonfim sobre Pico de crescimento