O desenvolvimento do bebê de 0 à 6 meses é uma montanha russa. Não apenas para a criança mas para quem está em sua volta também. Ao longo do tempo é normal surgir dúvidas sobre o que se esperar desses primeiros meses. E também não saber como lidar com certas etapas.
Ainda na barriga, mesmo no começo da gravidez começa o desenvolvimento do bebê. De um pequeno feto, logo começa a se desenvolver cada mínima parte do seu corpo. A partir da 6-8 semana o cérebro e a medula espinhal já estão em desenvolvimento. Os tecidos que formam o coração começam a bater. Os genitais começam a se formar e no final da oitava semana todos os órgãos já estão se desenvolvendo.
Quando o bebê nascer as novidades irão aparecer rapidamente. Aparecerá pequenos sorrisos com a boca ainda sem dentes, perceberá que ele já terá algumas vontades próprias, balbucios de voz, seus sentidos começam a ficar mais visíveis, movimentos inesperados. E em certa fase surgirá a introdução alimentar, os primeiros sinais de que o bebê está se tornando independente.
Durante o primeiro semestre de vida da criança é importante uma maior demanda de atenção. Sendo assim, cuidado redobrado com alimentação, higiene, novos e perigosos interesses. O corpo e a mente do bebê está passando por diversas mudanças e vocês irão perceber que em poucos meses seu pequeno já possui novas habilidades.
Desenvolvimento Físico
A criança tem a parte física se desenvolvendo muito rápido: ela sai da condição de um ser completamente dependente, para uma nova etapa onde começa a se movimentar mais e exercer novas habilidades. Assim vai acontecendo um processo gradual de fortalecimento dos músculos. Entre os 2 e 4 meses o bebê já reage aos sons e as alterações de voz das pessoas em sua volta. Por volta dos 4 a 6 meses a visão e coordenação olho-mão encontram-se próximas do adulto. Sendo assim o controle das mãos é mais fino, sendo capaz de segurar brinquedos.
Desenvolvimento Cognitivo e intelectual do bebê de 0-6 meses
Nessa fase a aprendizagem surge principalmente dos sentidos: tato, visão, paladar e audição. A partir dos 4 meses começa a imitar sons a sua volta. Por volta dos 6 meses já compreende algumas palavras familiares, por exemplo: seu nome, mamãe, e papai, assim já podendo virar a cabeça quando solicitado. Dessa forma é de extrema importância os estímulos corretos com a criança. Portanto, fale com a criança não infantilizando sua fala, dessa maneira a criança estará em constante processo de aprendizado, até mesmo em simples atos no seu dia-a-dia.
Desenvolvimento Emocional
Quanto ao emocional o bebê já demonstra sua alegria através de gestos e movimentos com o corpo ao ser oferecido colo e alimentos, por exemplo, demonstrando satisfação ao receber tais coisas. Ainda assim, o choro é a principal forma de comunicação do bebê de 0-6 meses, podendo significar diversas situações como: cansaço, fome, irritação, coceira, entre outros. Sendo o choro sua principal forma de comunicação não é um sinal ruim, ele está em constante comunicação e precisa ser compreendido e acolhido, todas as vezes que necessário. É importante lembrar que como os adultos, nem todos os dias são bons e legais para a criança é da mesma forma. Cada criança é única e os dias nem sempre vão ser iguais, sendo assim cada uma age e reage de uma forma diferente para cada situação.
Brincadeiras e brinquedos adequados
Para o desenvolvimento do bebê de 0-6 meses há brinquedos e atividades adequados para a estimulação. Por exemplo:
- Móbiles: O móbile que possui cores e música é um brinquedo que ajuda o bebê a desenvolver a visão e audição, estimulando a criança a se movimentar, focar sua visão e a se movimentar.
- Material escolar: o bebê a partir do momento em que senta sozinho pode ter acesso a matérias como lápis e giz de cera, ajudando- o a desenvolver a coordenação motora fina, assim como, pegar alimentos com a mão.
- Brinquedos sensoriais: Os brinquedos sensoriais são ótimos para a coordenação motora, estimulo da visão e percepção tátil. Podendo ser feitos em casa, alguns exemplos: mordedores com diversas texturas, chocalhos de diversas formas, brinquedos de diferentes cores, entre outros.
- Brincadeiras de imitação: Ótimas para o desenvolvimento da linguagem do bebê. Imitar sons, gestos, fazer caretas o ajudam a estimular a fala, motricidade e criam um lindo vinculo em família.
O mais importante é lembrar que ele segue sendo um bebê e há a necessidade de pessoas presentes não só fisicamente com eles.