O desenvolvimento do bebê de 18 meses chega com um período de muito crescimento e descobertas emocionantes, afinal você testemunhará uma explosão de novas habilidades. Contando o começo dos primeiros passos até o crescimento da linguagem e a interatividade social, existem muitas mudanças na vida do bebê neste período. Portanto, essa é uma fase muito importante, especial e emocionante para os pais. A parte motora está mais desenvolvida e o bebê apresenta mais equilíbrio que permite já subir escadas, caminhar com mais segurança e até correr. Também nesta fase consegue puxar os brinquedos por cordas, ou seja, pode amarrar alguns brinquedos para estimular esta brincadeira.
O desenvolvimento aos 18 meses do bebê também terá a fase de segurar os talheres com maior precisão, o que proporciona alimentar-se sozinho. Nessa idade também demonstram interesse por livros porque já conseguem folhear livros e revistas. Dessa maneira, deixar os livros com figuras coloridas ao alcance da criança irá desenvolver várias áreas, entre elas a parte cognitiva e social. Dessa maneira, uma atividade muito satisfatória para os bebês de 18 meses é a hora das histórias, afinal eles gostam de ouvir histórias e ficam mais atentos a elas.
A alimentação do bebê de 18 meses também exibe progresso, o que possibilita o bebê já comer as mesmas refeições da família, mas atenção para o cuidado em oferecer alimentos saudáveis. Essa é uma fase muito importante que consolida de uma maneira muito pontual a aquisição de hábitos saudáveis na alimentação. Portanto é um período regado de grandes conquistas e feitos emocionantes do seu pequeno. Comemore todas as novas conquistas realizadas pelo bebê , ele observa tudo à sua volta e nesta fase está mais atento às reações dos pais e pessoas conhecidas da família e do bebê.
Imagem de freepik: desenvolvimento do bebê de 18 meses
Coordenação motora
O desenvolvimento do bebê de 18 meses traz um marco muito importante. Como mencionado anteriormente, na coordenação motora do bebê. Aos 18 meses começam a andar de forma autônoma. Afinal, já se aventuram a correr pela casa, subir escadas, chutar bola e se divertir com esta nova conquista. Dessa forma, a interação com os pais e cuidadores torna-se muito mais necessária. Dessa maneira, brincadeiras mais dinâmicas são muito apreciadas pelos bebês de 18 meses. Nesta fase pode oferecer potes com tampas para o seu bebê, e verá a alegria do seu pequeno em abrir e fechar os mesmos. Afinal, você verá a satisfação do pequeno ao conseguir ver seu sucesso nesta atividade. Todos esses avanços demonstrados pelo bebê aos 18 meses deve ser comemorado de maneira muito entusiasmada e intencional. A comemoração trará ao bebê além de senso de valorização também trará a alegria e coragem para empreender novos feitos.
Desenvolvimento do bebê de 18 meses
A evolução da linguagem atinge um ritmo mais veloz no desenvolvimento aos 18 meses do bebê porque o vocabulário adquire uma maior expansão. Grande parte dos bebês de 18 meses começam a falar suas primeiras palavras, dessa maneira você poderá ver seu bebê testando e até imitando sons e combinando palavras. Dessa maneira, começa a formação de pequenas frases que fazem sentido. De fato, é um estágio inicial da demonstração do desenvolvimento da fala, porém, não podemos esquecer que é um estágio importantíssimo para a comunicação do bebê. Portanto, nesta fase a compreensão de palavras com simplicidade de entendimento e pequenas instruções, tornam-se evidentes, como por exemplo: “onde está?” ou “me dá?”. Mover a mãozinha em sinal de “tchau” e mover a cabecinha para dizer “não” é uma maneira de comunicação é um marco importante no desenvolvimento social do bebê.
A alimentação aos 18 meses
A alimentação do bebê aos 18 meses já está definida. O desenvolvimento do bebê de 18 meses, traz uma olhar ainda mais atento à alimentação do bebê. Dessa forma, o bebê mostra prontidão para experimentar muitos alimentos e explorar diversos sabores. Oferecer ao bebê uma alimentação nutritiva irá dar suporte saudável em várias áreas do desenvolvimento do bebê, seja ele físico e mental. Oferecer alimentos de diversas texturas estimulará na parte motora e sensorial. Ter uma rotina com horários estabelecidos e regulares de refeições, traz inúmeros benefícios para o bebê. Outro ponto a salientar é a independência do bebê. Portanto, dar autonomia de segurar os alimentos sozinho fará a refeição muito atraente para o bebê. Com atenção e paciência esta será uma fase de inúmeras descobertas e diversão para você e seu pequeno.