Terça-feira, Abril 16, 2024
InícioAmamentaçãoFórmula engorda o bebê? verdades e mentiras sobre o leite artificial

Fórmula engorda o bebê? verdades e mentiras sobre o leite artificial

Fórmula engorda o bebê? A amamentação é considerada a forma ideal de nutrir um recém-nascido. O leite materno é uma fonte completa nutricional contendo proteínas, gorduras e carboidratos adequados para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Além disso, o leite materno contém anticorpos que ajudam a proteger o bebê contra doenças. A amamentação também promove um vínculo emocional entre mãe e filho, além de oferecer benefícios de saúde a longo prazo para mãe e bebê.

No entanto, a amamentação nem sempre acontece. Em alguns casos não é possível amamentar, em outros casos a mãe escolhe não amamentar. Baixa produção de leite, problemas de saúde, bebê que não ganha peso ou compromissos profissionais que as impedem de amamentar exclusivamente. Nessas situações, a fórmula infantil é uma alternativa segura e nutricionalmente adequada.

Fornecer uma nutrição completa, atendendo às necessidades do bebê é o objetivo da formulação do leite artificial. Pesquisas científicas são a base para e oferecer uma combinação equilibrada de nutrientes essenciais, como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Para o bebê engordar, muitas vezes indica-se a fórmula.

Imagem de shurkin_son no Freepik: fórmula engorda o bebê?

Leite materno x fórmula (para fins de engorda)


O leite materno e a fórmula infantil diferem em sua composição nutricional, isso quer dizer que são diferentes também nas calorias. Então, fórmula engorda o bebê? Dessa maneira, o leite materno se adapta às necessidades do bebê em cada fase do seu crescimento, e suas calorias variam naturalmente. Em média, o leite materno contém cerca de 20-30 calorias por 30 ml. Por outro lado, as fórmulas infantis fornecem uma quantidade consistente de calorias. A maioria das fórmulas contém cerca de 20 calorias 30 ml, que é semelhante à média do leite materno. No entanto, existem fórmulas disponíveis com diferentes densidades calóricas para atender às necessidades individuais dos bebês. Por exemplo, algumas fórmulas de pré-termo podem ter uma densidade calórica mais alta para fornecer uma maior quantidade de calorias aos bebês que precisam de um maior ganho de peso. Leia mais sobre “leite materno secando”.

Fórmula na translactação

Um dos métodos utilizados para complementar a amamentação com leite materno é a translactação. A translactação é uma técnica que permite ao bebê receber o leite materno ou fórmula adicionalmente ao seio materno, através de um sistema de um pequeno tubo. Esse sistema consiste em um tubo fino e flexível conectado a um recipiente de leite materno ou fórmula. Por exemplo, o tubo é colocado ao lado do mamilo e a extremidade é posicionada na boca do bebê durante a amamentação. À medida que o bebê suga, ele recebe tanto o leite materno do seio quanto o leite suplementar através do tubo. É uma boa opção para fugir do uso de mamadeira e para ajudar no aumento da produção de leite. Mães que tem boa produção mas o bebê não ganha peso podem ordenhar e oferecer através da translactação.

Como oferecer a fórmula quando o bebê precisa engordar

Siga orientações para garantir uma alimentação adequada e segura.

Aqui estão algumas dicas:

  1. Escolha uma fórmula infantil adequada: Existem diferentes tipos de fórmulas infantis disponíveis, como fórmulas à base de leite de vaca, fórmulas à base de soja ou fórmulas especiais para necessidades específicas. Sendo assim, consulte o pediatra para obter orientações sobre qual fórmula é mais adequada para o seu bebê.
  2. Prepare a fórmula corretamente: Siga as instruções do fabricante para preparar a fórmula corretamente. Dessa forma, use água fervida e resfriada para diluir a fórmula em pó ou utilize água mineral no preparo.
  3. Verifique a temperatura: Teste a temperatura da fórmula antes de oferecê-la ao bebê. Por exemplo – coloque algumas gotas no pulso para garantir que não esteja muito quente.
  4. Escolha o método de alimentação adequado: Você pode optar por usar uma mamadeira para oferecer a fórmula. Certifique-se de escolher um bico adequado para a idade do bebê, com o fluxo apropriado, evitando vazamentos ou engasgos.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Poliana coimbra do Bonfim sobre Pico de crescimento