Sexta-feira, Março 29, 2024
InícioGravidez21 semanas de gestação

21 semanas de gestação

21 semanas de gestação representa que mais da metade do caminho já se passou. Nessa fase os enjôos já não são comuns e a barriga não é tão grande. A mãe se sente confortável e já sente os movimentos do bebê de forma mais constante. A gestação é o período de desenvolvimento de um bebê no útero da mãe, que dura cerca de nove meses. Durante a gestação, ocorrem diversas mudanças no corpo da mulher para abrigar e o bebê. Isso inclui aumento do útero e dos seios, o ganho de peso, alterações hormonais e outras mudanças fisiológicas responsáveis pelos sintomas.

Nessa fase algumas mães acabam deslizando no ganho de peso. Isso porque sentem mais disposição e mais fome. Apesar de ser uma fase tranquila o bebê está se desenvolvendo muito rapidamente. Aqui o marco da metade da gravidez traz segurança e lembra os futuros papais que está na hora de iniciar o enxoval. As contrações de treinamento lembram que o corpo está se preparando. Algumas mães relatam as primeiras aparições a partir das 21 semanas. Essas contrações uterinas ocorrem durante a gravidez ajudam o útero a estar preparardo para o trabalho de parto. Mas não são indicativas de que o parto está próximo.

Esse momento que ultrapassou os primeiros meses gestacionais mostra que passará mais rápido do que parecia no início. O segundo trimestre compreende da 14ª até a 27ª semana de gestação. O feto continua a crescer e desenvolver-se, e a mãe começa a sentir os movimentos do bebê. A maioria das mulheres experimenta uma melhora nos sintomas de náusea e cansaço. E agora é hora da família se preparar com tudo que ainda faltava para a chegada do bebê. Dessa forma, o enxoval começa a ser um dos assuntos mais preocupantes juntamente com exames e cuidados.

Imagem de tirachardz no Freepik: 21 semanas de gestação

A mãe nessa fase

Mudanças em seu próprio corpo são intensas a partir de agora. É normal relatar manchas na pele e episódios de acne que desaparecem após o nascimento. Por isso, seguir as orientações do médico e fazer o  acompanhamento de pré-natal regular, que nessa fase pode ser mensal ou quinzenal é fundamental.

Além disso,  a mãe deve manter uma dieta saudável e equilibrada nessas 21 semanas de gestação. O ganho de peso ainda deve ser bastante controlado. O maior crescimento do bebê será nas semanas finais. Sendo assim, deve considerar uma dieta que é rica em nutrientes e proteínas. Não cair no papo de “comer por dois” e evitar dietas ricas em açúcares.

O consumo de álcool mesmo que em pequenas quantidades não é permitido. Não existe dose segura para o uso de álcool na gestação, como dito anteriormente.

O bebê nessa fase

Com 21 semanas de gestação, o bebê tem cerca de 20 – 25 centímetros de comprimento (tamanho de uma banana). Ele pesa em torno de 360 – 400 gramas. Mas, sempre lembre que é muito comum que esses números tenham pequenas variações.  Nessa fase, o bebê consegue ouvir sons externos e responder aos estímulos. Sendo assim, a audição começa  a processar o som e as respostas do bebê são cada vez mais constantes.

Os órgãos do bebê estão se desenvolvendo com muita velocidade. Os sistemas digestivo, circulatório e respiratório estão adquirindo todas suas funções mesmo que ainda não estejam trabalhando “a mil”. Os pulmões já começam a produzir surfactante. Essa substância é fundamental para respirar após o nascimento.

A partir dessa fase, o sexo do bebê já pode ser identificado por meio de um ultrassom, caso os pais desejem saber. Também é possível que o bebê comece a demonstrar padrões de sono e vigília, já que o cérebro está se desenvolvendo e começando a controlar esses ciclos.

21 semanas de gestação: hora do enxoval

Como você já deve saber, o enxoval do bebê é composto por itens necessários para cuidar do recém-nascido.  A lista varia de acordo com as necessidades mas deve sempre incluir alguns itens importantes. Roupas, fraldas, higiene, carrinho, cadeirinha do carro, berço, trocador, almofada de amamentação, cortador de unhas, termômetro, dentre outros.

Mas sempre é importante lembrar que o item mais importante do enxoval é o conhecimento. Estude sobre amamentação, sono, cuidados com o bebê. Apesar de parecer cedo, após o nascimento o tempo é muito escasso e você poderá não conseguir. Inclua na sua lista de itens de enxoval consultoras de amamentação e de sono da sua confiança. Lembre-se que não se preparar é se preparar para falhar. Por isso, pense, sonhe e se prepare para esse momento tão importante que é a chegada do seu bebê.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Poliana coimbra do Bonfim sobre Pico de crescimento